2ª EDIÇÃO
5ª Série C
Tema: Terra: planeta água.
6ª Série C
Tema: As angiospermas e a conquista do ambiente terrestre.
7ª Série C
Tema: Fraturas ou fissuras? Qual a verdadeira diferença?
3ª EDIÇÃO
5ª Série C
Tema: Esgoto: sujeira à vista!
6ª Série C
Tema: Parasitas intestinais: um problema de saúde pública.
7ª Série C
Tema: A importância da hipófise para o sistema endócrino.
8ª Série C
Tema: A importância da força gravitacional para os organismos do planeta Terra.
BOM TRABALHO PESSOAL!
domingo, 6 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Era uma vez um cara que se chamava "Manny" ele costumava a fazer viagens para encontrar as espécies de tubarões mais ameaçadoras já encontradas por Manny ele pegava carona com tubaroes com mais de 4 metros de comprimento.
ResponderExcluirManny alimentava eles de uma forma encrível,ele raspava o peixe morto para chamar a atenção do tubarão até que ele coma o peixe que Manny raspava.
Manny o "homem-tubarão" conhece profundamente como os tubarões reagem ao atacar uma vítima e sabe se lidar com esses predadores de uma forma inacreditável como ninguém jamais conseguiu lidar.
TERRA:O PLANETA ÁGUA
ResponderExcluirA aguá não é só uma mera substância química formada por átomos de hidrogênio e oxigênio. Nela surgiu a primeira forma de vida do planeta há milhões de anos; dela o processo evolutivo caminhou até formar nossa espécie, e continua a manter toda a diversidade.
Nenhuma frase é tão verdadeira quanto essa, se pensarmos que 3/4 da superfície do nosso mundo são cobertos por água, sendo 97% salgada, e apenas 3% doce.
Na Terra tudo é mantido graças á presença desse líquido vital: nossas cidades, nossas indústrias, nossas plantações, e, mesmo o oxigênio que respiramos, cerca de 70% dele, vem das microscópias algas habitantes dessa enorme massa formada por rios, lagos e oceanos.
Fraturas e Fissuras qual a verdadeira diferença.
ResponderExcluirQuando a força do trauma é suficiente para romper o osso, a imagem que chamamos de “solução de continuidade óssea” aparece ao raio-x. Traduzindo: o osso quebrou. Embora muita gente diga “Não quebrou, só fissurou”, uma fissura é a mesma coisa que uma fratura. O osso está quebrado.
Tecnicamente, a fissura é uma fratura incompleta, uma rachadura. Mas continua sendo uma fratura. Essa fissura também pode atingir o comprimento total do osso, porém sem alterar sua forma, configurando uma fratura completa, sem desvio.
Finalizando, temos as “fraturas-fraturas”, aquelas clássicas onde o osso se rompe em duas ou mais partes e vai cada uma para um lado. São as fraturas desviadas.
Fratura e a quebra ou ruptura dos ossos, causada por um impacto os ossos apesar de muito resistentes, podem ser deformados naturalmente. Dependendo do acidente a fratura pode ter um resultado de maior ou menor dano, por exemplo, em um acidente pequeno pode haver uma fratura menor que nesse caso não chamaríamos de fratura e sim de fissura, que e quando ocorre somente uma trinca no osso ou os ossos podem chegar a se despedaçar em impactos maiores podendo chegar a fraturas de danos maiores, como as de fraturas espostas se não tratadas rapidamente pode levar a uma infecção.
Fratura óssea é quando há perda da continuidade óssea, geralmente com separação de um osso em dois ou mais fragmentos após um traumatismo.
Resumo da redação: fissura é um tipo de fratura.
Uma fratura é uma lesão na qual ocorre a ruptura ou quebra do osso, causada por um impacto de intensidade variável. Os ossos embora sejam muito resistentes, tem naturalmente uma capacidade de deformação para que possam absorver impactos, voltando à sua forma original, quando o agente causador se dissipar, porém apesar de sua grande resistência ele pode se quebrar quando ocorre um impacto com uma intensidade relativamente alta, nesse caso dizemos que o osso foi fraturado.
ResponderExcluirEm geral existem dois tipos de fratura a interna ou fechada, que é quando não há rompimento da pele ficando o osso dentro da pele, e a exposta ou externa, que é quando há um rompimento na pele, causando uma hemorragia e correndo alto risco de infecção. A fratura é caracterizada por incapacidade total ou parcial de movimentos, dificuldade e dor aos movimentos, observação de inchaço na área atingida, posição anormal do membro atingido e traumatismos.
Fissura é uma rachadura, então na fissura o osso sofre uma rachadura, ou seja, apresenta uma fenda, portanto o osso não chega a se separar. Além da fissura óssea (que ocorre no osso) existem outros tipos de fissuras como a fissura anal (que é uma ferida na margem do ânus) e a fissura lábio-palatal (Caracteriza-se por uma divisão entre os lados direito e esquerdo dos lábios, normalmente o superior, e/ou no palato, que é o céu da boca).
Portanto fissuras e fraturas não são a mesma coisa como muitos pensam, a grande diferença esta no significado dessas duas palavras, enquanto a fratura é usada para designar uma lesão em que o osso se quebra totalmente, fissura é utilizada quando o osso sofre uma rachadura e não chega a se separar, portanto podemos concluir que os dois podem até parecer sinônimos, porém estão longe de ter o mesmo sentido.
Terra: Planeta Água
ResponderExcluirTerra, esse mundo também chamado de Planeta Azul, abriga milhões de espécies de seres vivos incluíndo os seres humanos.
A Terra é o único lugar no universo em que há existência de vida.
A água é muito importante para os seres vivos, pois eles dependem dela para sobreviverem, é a substância que existe em maior quantidade no corpo dos seres vivos,no corpo humano ela está presente na constituição dos músculos, da pele,do cérebro, dos ossos e no sangue.
Da água 97%, é salgada, que fica nos mares e oceanos, dos 3% da água doce, 2% estão no estado sólido que seria o gelo, nas zonas polares, 1% encontra-se no estado líquido nos rios, lagos e outros ambientes aquáticos.
Se no Planeta não existisse água seria uma imensidão sem vida.
Fraturas e fissuras
ResponderExcluirQual e a diferença?
Como nos já sabemos, nossos corpos tem muitas peças que trabalham juntas para que possamos executar todos aqueles movimentos, tanto musculares quanto ósseos.
Nesse assunto vamos envolver apenas ossos, músculos e ligamentos. Cada um tem uma própria função, mas juntos promovem três outras funções, sustentação, movimentação e rigidez.
Mas o que e fratura?
Uma fratura e quando um osso rompe formando dois fragmentos ou mais após o acidente. A sua gravidade pode variar bastante; algumas fraturas resolvem-se facilmente sem chegarem a ser diagnosticadas, enquanto outras causam risco de vida e são emergências médicas.
E o que e fissura?
e uma fenda ou rachadura nos ossos que nao chega a ser uma fratura nem perda total de uma parte do osso mas pode virar uma fratura e ate pior se nao for tratada com acompanhamento medico.
Aí esta a diferença entre fissura e fratura, mas isso e so basico, espero que gostem.
Equipe: rafael m sagrada familia – JMJ. Professora:Rossna Alfinito Kreis.
Marco vinicius
Leonardo
Kim kasú
Professora não sabia onde postar e vou postar aqui ok?
ResponderExcluirOs parasitas intestinais constituem-se num grave problema de saúde pública, sendo um grande problema nos países do terceiro mundo.
Os vermes ou as larvas de vermes que normalmente parasitam os seres humanos são os oxiúros e as ténias, que podem er contraídos pela ingestão de alimentos contaminados.
Os parasitas se alojam nos intestinos, capturando nutrientes antes que possam ser
absorvidos pelo organismo em que o parasita está.
Os sintomas de uma infestação por parasitas são; diarréia,irritabilidade, perda de apetite e como a pessoa não sente fome a tendência é ela ter perda de peso.
Para se prevenir dos parasitas,você tem que comer carne bem cozida e beber agua filtrada.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parasita_intestinal
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/verminoses/
http://decorlinks.blogspot.com/2010/05/parasitas-intestinais-1-parte.html
http://www.scribd.com/doc/7210820/Parasitoses-Intestinais
Livro de Ciências- Os seres vivos
Os principais órgãos do sistema endócrino são o hipotálamo, a hipófise, a tireóide, as paratireóides, os testículos e os ovários.
ResponderExcluirFreqüentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.
A hipófise (ou glândula Pituitária) é dividida em três partes, denominadas lobos anterior, posterior e intermédio, esse último pouco desenvolvido no homem. O lobo anterior (maior) é designado adeno-hipófise e o lobo posterior, neuro-hipófise
A hipófise é a glândula-mestra de todo sistema endócrino, e uma de suas características é que apresenta conexões com certos segmentos do sistema nervoso, produz oito hormônios principais, além de exercer ação predominante sobre o funcionamento de todo o restante do sistema endócrino.
Ela produz vários hormônios e muitos deles estimulam o funcionamento de outras glândulas, como a tireóide, as supra-renais e as glândulas-sexuais (ovários e testículos).
Tem em média, o tamanho de uma ervilha, mas mesmo assim é considera a glândula-mestra. Dada a sua importância, qualquer alteração no seu funcionamento, pode causar sérios danos ao organismo exemplos de glândulas produzidas pela hipófise:
Tireotrópicos - atuam sobre a tireóide.
Adrenocorticotrópicos - atuam sobre o córtex da adrenal (supra-renal)
Gonadotrópicos - atuam sobre as gônadas masculinas e femininas
Hormônio do crescimento (GH) - É o princípio-ativo do Biotônico Fontoura e faz o corpo das pessoas crescerem.