"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro".
Albert Einstein
Vivendo e aprendendo...
O que é compostagem?A compostagem é um processo de transformação da matéria orgânica do lixo em um composto (adubo) orgânico. Isso acontece pela ação de micro-organismos existentes no próprio lixo, que vão decompondo a matéria orgânica mais complexa em produtos finais mais simples.
Basicamento existem dois tipos de compostagem: um que se dá com a presença do oxigênio do ar (via aeróbia), e outro que ocorre sem esse oxigênio (via anaeróbia). As substâncias resultantes da decomposição por via aeróbia são: o gás carbônico (CO2), a água (H2O) e produtos finais oxigenados (nitratos, sulfatos, dentre outros), havendo uma grande liberação de energia sob a forma de calor durante o processo. Na compostagem anaeróbia, além de gás carbônico e água, são produzidos o metano (CH4), a amônia (NH3) e produtos finais parcialmente reduzidos (aldeídos, álcoois e outros), ocorrendo uma liberação de energia durante a decomposição em intensidade menor que na compostagem aeróbia. Por ser mais rápido e não exalar odores desagradáveis ou líquidos agressivos, o processo aeróbio de compostagem costuma ser mais aconselhável. Os principais fatores que influem na atividade biológica para a decomposição da matéria orgânica são:
Basicamento existem dois tipos de compostagem: um que se dá com a presença do oxigênio do ar (via aeróbia), e outro que ocorre sem esse oxigênio (via anaeróbia). As substâncias resultantes da decomposição por via aeróbia são: o gás carbônico (CO2), a água (H2O) e produtos finais oxigenados (nitratos, sulfatos, dentre outros), havendo uma grande liberação de energia sob a forma de calor durante o processo. Na compostagem anaeróbia, além de gás carbônico e água, são produzidos o metano (CH4), a amônia (NH3) e produtos finais parcialmente reduzidos (aldeídos, álcoois e outros), ocorrendo uma liberação de energia durante a decomposição em intensidade menor que na compostagem aeróbia. Por ser mais rápido e não exalar odores desagradáveis ou líquidos agressivos, o processo aeróbio de compostagem costuma ser mais aconselhável. Os principais fatores que influem na atividade biológica para a decomposição da matéria orgânica são:
- Teor de umidade - se não houver água em quantidade suficiente, a massa de lixo a compostar tenderá a secar, reduzindo a velocidade de decomposição e aumentando o tempo de compostagem. Se o teor de umidade é muito alto, odores desagradáveis são produzidos, além de poder ocorrer uma percolação de nutrientes do composto pela elevada concentração de água. A compostagem nessa situação também ocorrerá lentamente. O teor de umidade ideal para uma compostagem aeróbia está na faixa de 40 a 60 % de água em relaçãoà massa de lixo.
- Aeração - No processo de compostagem aeróbia, se o teor de oxigênio é baixo, os micro-organismos aeróbios morrem e são substituídos pelos anaeróbios, os quais não decompõem a matéria orgânica com rapidez e ainda produzem maus odores. Para se garantir, num processo aeróbio, a aeração necessária a toda massa de resíduos, é normalmente empregado o sistema de aeração forçada ou utilizados mecanismos para o revolvimento periódico, como, por exemplo, pás mecânicas.
- Relação carbono-nitrogênio (C/N) - Os micro-organismos responsáveis pela compostagem necessitam de carbono para seu desenvolvimento e de nitrogênio para a síntese de proteínas. No processo de compostagem, há uma queda acentuada do teor de carbono, enquanto ocorre uma menor diminuição do teor de nitrogênio.
- Teor de fósforo e de potássio - A presença desses dois elementos é necessária para o desenvolvimento dos micro-organismos responsáveis pela compostagem. A quantidade ideal de fósforo é de cerca de 20% do teor de nitrogênio, enquanto o potássio deverá ocorrer em um nível de aproximadamente 8% do teor de nitrogênio.
- Substâncias tóxicas - Manganês, cobre, zinco, níquel, cromo e chumbo são metais pesados que, ocorrendo sob determinada configuração química, podem inibir o processo de compostagem, já que são nocivos aos micro-organismos.
O filme tem vários exemplos de sobrevivência e
ResponderExcluircadeia alimentar, mas tem muitas coisas irreais como o circo de insetos e a banda das formigas.É um grande filme que é educativo e também objetivo,mas tem algumas mensagens subliminares.
Olá Rafael,
ResponderExcluirGostei do seu comentário! No filme podemos identificar algumas relações intra e inter-espécies.
Nele aborda-se sobre cadeias alimentares, a questão da sobrevivência e outros... Claro que por ser um filme identificamos algumas coisas irreais ao mundo animal, mas tirando isso temos muitos pontos interessantes para analisar.
Ah, quais seriam as mensagens subliminares?
É isso mesmo, temos que nos questionar e a partir disso tirar proveito do que é bom e educativo! Não é mesmo?
Tchauzinho.
O filme mostra a cadeia alimentar .E pelo oque eu vi tem formigas :rainha ,princessa e trabalhadoras.O filme ''Vida de Inseto'' é muito importante porque mostra a vida dos insetos.
ResponderExcluirtchauzinho !bjs :)
No filme é mostrado um tipo de cadeia alimentar os gafanhotos comem as formigas e as formigas são compostas por a rainha, princesa e os trabalhadores.E no filme tem vários acontecimentos da vida das formigas. Como elas se protegem,como elas trabalham e também a organização do formigueiro.
ResponderExcluirGostaria de lembrá-los que nas sociedades das formigas há uma organização fantástica. As saúvas, por exemplo, se organizam em rainhas e reis, ambos alados e férteis; soldados, cortadeiras e jardineiras, que já não apresentam função reprodutiva.
ResponderExcluirInclusive na Bíblia encontramos uma bela passagem sobre essas pequenas criaturas, como em Provérbios 30-25 que diz: "as formigas, povo sem força; todavia, no verão preparam a sua comida".
COMO SÃO ORGANIZADAS E SÁBIAS, NÃO É MESMO!
Até mais!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO FILME DO DIÁRIO DO HOMEM TUBARÃO MOSTRA DIFERENTES TIPOS DE TUBARÕES,E É MUITO INTERESANTES O JEITO QUE ELES COMEM,A AGREÇÃO,O JEITO QUE ELES PEGAM A COMIDA.
ResponderExcluirSobre a Era do gelo 2
ResponderExcluirA história começa com a era do gelo chegando ao final, quando as geleiras começam a derreter e o nível dos oceanos, a subir. No entanto, os animais não se dão conta disso e se divertem com as novas cachoeiras e rios, um verdadeiro parque aquático natural, sem saber que muitas dessas criaturas poderão ser extintas.
Além disso, alguns seres que estavam congelados voltam à vida, como uma dupla perigosa de répteis pré-históricos que passam o filme todo tentando devorar os outros animais.
O trio central está começando a aproveitar os prazeres do novo mundo, sem se dar conta dos riscos que correm. Manny acredita que está preparado para começar sua própria família. Porém, não encontra nenhuma mamute para casar. Ele fica desconfiado de que sua espécie está quase extinta, e ele é o último exemplar.
Quando os animais se dão conta de que todos poderão morrer afogados, eles descobrem que existe uma forma de sobreviver. Basta encontrar uma canoa grande o bastante onde colocar todos os seres - numa referencia à Arca de Nóe.
Todos os animais amigos dos protagonistas saem numa caminhada em rumo a essa misteriosa embarcação. No caminho, Manny acaba encontrando uma mamute, chamada Ellie. Porém, ela pensa ser um gambá, tanto que tem dois irmãos dessa espécie, Crash e Eddie.Contra a vontade de Manny, Sid convida Ellie, Crash e Eddie para caminhar com eles.Ellie aceita, contra a vontade de Crash e Eddie, pois Crash e Eddie já brigaram com Diego.
Manny estabelece como vai ser o grupo, deixando de lado Sid: ele vai ser o pai, Ellie vai ser a mãe, e Diego vai ser "o tio que come as criancinhas (Crash e Eddie)".
Enquanto isso, Scrat novamente se aventura atrás de sua Bolota.Ele consegue sua nós mas os dois estão no fundo do mar.Scrat então se vê cercado por peixes com dentes afiados.Scrat foge para terra firme mas os peixes o morrem.De repente, um peixe morde o braço de Scrat e nele a bolota.Por causa disso, Scrat vira um "samurai".Ele bate nos peixes e tira do estômago de um sua bolota.Quando Scrat anda com sua bolota, uma águia pega ela.
Enquanto isso, o grupo de Manny é atacado por dois répteis pré-históricos.Diego tem medo da água.Sid é fraco para atuar.Ellie, Crash e Eddie sabem que são gambás e não podem fazer nada.Então os répteis atacam Manny.Este os vence, causando felicidade em Ellie.
Então quando Ellie descobre que é uma mamute, Manny diz que eles são a única chance de salvar a espécie.Ellie se enfurece.O grupo segue caminho, mas Ellie corta relações com Manny.
Logo após o grupo tem dois caminhos a seguir com a água prestes a causar um tsiunami: ou vão pelo caminho mais longo, que não tem obstáculos, ou pelo mais curto, que tem vários gêiseres.Ellie, Crash e Eddie vão para o primeiro caminho.Manny, Sid e Diego vão para o segundo.Manny tenta atravessar os gêiseres mas quase é morto e é socorrido por Sid e Diego.
Enquanto isso, Ellie fica presa em uma caverna e a água começa a subir.Manny a salva.Então quando todos iam morrer afogados, Scrat aparece e sua nós afunda nas geleiras abrindo uma passagem, por onde a água passa.
Scrat então "ao céu" e corre atrás de uma Bolota Gigante.Mas então ele é salvo por Sid e Scrat ataca Sid.Logo após o filme termina
.